BLOG

Como é um processo trabalhista?

Se você foi lesado(a) financeira ou moralmente pela empresa onde trabalha, ou trabalhou, e deseja entrar com uma ação, o primeiro passo é falar com um(a) advogado(a) trabalhista experiente que irá orientá-lo(a) sobre o que fazer no seu caso específico.

Para seu atendimento personalizado o advogado precisará dos seus documentos pessoais como RG, CPF, CTPS e também documentos que comprovem o vínculo empregatício tais como o holerite, extratos bancários, e-mails, mensagens de aplicativos, etc. Portanto, é importante guardar documentos que comprovem sua função, seus horários de trabalho, viagens pela empresa e outros documentos relacionados ao seu emprego ao longo do tempo em que está trabalhando numa empresa. Essa é apenas uma visão geral, já que uma documentação mais completa poderá ser solicitada conforme a situação específica do(a) trabalhador(a), após consulta com seu advogado trabalhista.

Se optar por iniciar uma ação trabalhista será feito um contrato entre você e o(a) advogado(a) trabalhista que escolher e então ele irá protocolar uma petição inicial, onde constarão os motivos pelos quais iniciou uma ação judicial e quais os direitos que estão sendo reclamados (pedidos).

Quanto tempo demora?

Depois disso é marcada uma primeira audiência para tentativa de acordo ou conciliação entre empregado e empregadora (respectivamente reclamante e reclamada). Caso haja acordo o juiz dará a sentença, o caso será encerrado (homologado), e as partes deverão cumprir o que foi determinado. Se não houver acordo será marcada outra audiência onde testemunhas poderão ser ouvidas e o juiz julgará e dará a sentença, podendo reconhecer todos os direitos reclamados, apenas alguns dos direitos ou nenhum dos direitos pedidos no processo. Se uma das partes não concordar com a sentença há a opção de entrar com recurso no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Se não concordar com a decisão do TRT poderá entrar com recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, em casos mais raros, em último recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, vemos que a duração ou prazo de um processo trabalhista é impossível de se determinar, visto que pode haver variáveis como recursos, acordos e outros eventos.

Quanto aos valores exatos a serem recebidos, serão calculados por um contador judicial ao final do processo. Ou seja, os valores solicitados no processo pelo advogado são uma estimativa e podem ser maiores ou menores, conforme decisão do juiz.

Não perca o prazo!

É de máxima importância saber que existe um prazo para o trabalhador reclamar por seus direitos legais!

Esse prazo é de 2 (dois) anos contados a partir da data da rescisão do contrato de trabalho. Também é importante que você saiba que pode reclamar por direitos de até 5(cinco) anos retroativos à data do ajuizamento (data em que se deu início à ação judicial). Ou seja, quanto mais tarde entrar com a ação trabalhista, menor será o período trabalhado a ser discutido (ou incluído) no processo.

Envie-nos uma mensagem para ser atendido por um especialista em Direito do Trabalho e tirar suas dúvidas.

Outras notícias

Por que eu devo saber sobre Leis Trabalhistas?

É raro alguém passar pela vida sem ter tido nenhuma relação de emprego, principalmente nos tempos atuais, não é verdade? E a história tem mostrado que milhares, tanto patrões como […]

Lei 14.611 altera a CLT e pode afetar você

Em vigor desde o dia 04 de julho de 2023, a Lei 14.611 trouxe novas regras para a igualdade salarial sem distinção de sexo. Novas regras porque a Lei da […]

A empresa pode exigir que eu apresente Certidão de Antecedentes Criminais para ser contratado(a)?

Talvez pareça estranho ver que esse documento está na lista dos que são obrigatórios para se candidatar a uma vaga de emprego. Tanto em cargos públicos quanto para empresas privadas […]

atendimento

Entre em contato conosco.

De segunda a sexta,

das 09h às 17h30min

Nossos endereços

Conheça nossos locais de atendimento.

Matriz: Avenida Paulista, 1471 – Conj. 511, Bela Vista - CEP: 01311-927 São Paulo – SP.

Filial: Rua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, 191, Conjunto 904, Chácara Urbana, CEP: 13201-840, Jundiaí – SP.

redes sociais

Siga nossas redes sociais.

Tousek Lima Advogados
Sobre privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Bruna Rossi respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no nosso site.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como serão usadas.

Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.