BLOG

Direitos Trabalhistas para quem não tem carteira assinada

No Brasil, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)  contínua do IBGE, 12,4 milhões de pessoas trabalharam sem carteira assinada no trimestre novembro-dezembro-janeiro (2021/2022) no setor privado.

Essa prática de contratar um funcionário mas sem registrar em carteira é muito comum. Às vezes a pedido do próprio trabalhador, por motivos bem variados.

A questão é que, embora comum, esta é uma prática ilegal! E se engana quem acha que por não ter registro na carteira não tem que pagar os direitos garantidos por Lei ao trabalhador(a)! Tem sim senhor!! E o trabalhador(a) não tem que implorar para receber, é DIREITO dele(a)!

Como provar que existe um vínculo empregatício?

Para comprovar que existe um vínculo de emprego deve haver as seguintes situações:

  • Quem realiza a tarefa é uma pessoa física, não empresa;
  • Pessoalidade – o trabalhador não pode solicitar que outra pessoa faça a tarefa no seu lugar, só ele/ela exerce a função;
  • Habitualidade – a prestação de serviço ocorre de forma permanente, mesmo que não seja diariamente;
  • Subordinação – o trabalhador está sujeito às regras do empregador como horários, vestimenta, metas, etc;
  • Onerosidade – a pessoa é paga pela atividade que executa.

O trabalhador consegue comprovar essas situações através de documentos, recibos de pagamentos, e-mails, mensagens e relatos de testemunhas.

Quais são os direitos trabalhistas de quem não tem carteira assinada?

Cumprindo-se os requisitos citados para a comprovação do vínculo, o trabalhador pode solicitar na Justiça do Trabalho os seguintes direitos:

  • 13° salário
  • Férias
  • Depósitos de FGTS, inclusive os 40%
  • Recolhimento de INSS
  • Aviso prévio
  • Direitos definidos em acordo coletivo da categoria;
  • Licença maternidade
  • Seguro desemprego
  • Vale transporte
  • Horas extras

Resumindo, todos os direitos que um trabalhador com registro em carteira tem!

O empregador que deixa de registrar um funcionário para pagar menos encargos trabalhistas, na verdade está dando o chamado “tiro no pé”. Porque além de ser condenado a pagar tudo o que deveria ter pago e recolhido ao longo do tempo, com juros, ainda pode ter de pagar uma indenização por danos morais! Não há vantagens.

E quando um funcionário pede para não ser registrado, invés de ver a situação como oportunidade de economia financeira, o empregador deveria ver como sinal de perigo!

Empresário: evite passivos trabalhistas cumprindo a legislação!

Empregado: exija seus direitos e não se deixe enganar!

Deseja falar com um especialista? Clique aqui para agendar uma consulta.

Outras notícias

Por que eu devo saber sobre Leis Trabalhistas?

É raro alguém passar pela vida sem ter tido nenhuma relação de emprego, principalmente nos tempos atuais, não é verdade? E a história tem mostrado que milhares, tanto patrões como […]

Lei 14.611 altera a CLT e pode afetar você

Em vigor desde o dia 04 de julho de 2023, a Lei 14.611 trouxe novas regras para a igualdade salarial sem distinção de sexo. Novas regras porque a Lei da […]

A empresa pode exigir que eu apresente Certidão de Antecedentes Criminais para ser contratado(a)?

Talvez pareça estranho ver que esse documento está na lista dos que são obrigatórios para se candidatar a uma vaga de emprego. Tanto em cargos públicos quanto para empresas privadas […]

atendimento

Entre em contato conosco.

De segunda a sexta,

das 09h às 17h30min

Nossos endereços

Conheça nossos locais de atendimento.

Matriz: Avenida Paulista, 1471 – Conj. 511, Bela Vista - CEP: 01311-927 São Paulo – SP.

Filial: Rua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, 191, Conjunto 904, Chácara Urbana, CEP: 13201-840, Jundiaí – SP.

redes sociais

Siga nossas redes sociais.

Tousek Lima Advogados
Sobre privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Bruna Rossi respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no nosso site.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como serão usadas.

Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.